top of page

SOBRE

O Instituto de Políticas Públicas Migratórias (IPPMig) surge a partir de indagações e perspectivas de transformação da realidade acerca da temática migratória e políticas públicas. Possui como um de seus principais objetivos a garantia para elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas migratórias, articulando uma atuação em rede e em prol de diálogos.

 

Muito mais do que correlacionar os debates teóricos com a prática, o IPPMig pretende atuar nos processos de (des)construção, garantindo a participação, integração e efetivação democrática, como forma de garantir o direito a ter direitos e a hospitalidade incondicional. O IPPMig se coloca à frente e à disposição para lutar por políticas públicas migratórias e na transformação da realidade existente.

_______________________________ 

HISTÓRICO

A ideia de criação de um Instituto que dialogasse com a temática das migrações e das políticas públicas, visando a (des)construção de ações e políticas públicas consistentes, se mostra urgente no cenário brasileiro há muitos anos. Desta forma, a partir das dificuldades e desafios existentes acerca da temática, bem como das experiências acadêmicas e profissionais compartilhadas ao longo dos anos entre pesquisadores, colegas, migrantes e profissionais das áreas que trabalham com migrações, verificou-se a necessidade em se criar um Instituto que pudesse auxiliar na construção de políticas públicas e outras ações. 

 

Desde 2020, o IPPMig passou a ser pensado e estruturado, tendo cada frente de atuação sido desenvolvida com muita cautela e expectativas de transformação. Assim, em março de 2021, o IPPMig surgiu efetivamente no plano prático, iniciando suas atividades a partir do mês de abril. São diversas as ideias, projetos e planos para o IPPMig e, acreditamos que este é apenas o início de um trabalho que desenvolverá bons frutos em prol das migrações e das políticas públicas migratórias no Brasil.  ​

Nosso propósito:

_______________________________ 

 

FUNDADORA

 

 

O IPPMig foi fundado a partir de indagações e perspectivas de mudança sobre a realidade das migrações e de políticas públicas no Brasil, por sua fundadora Isabella Traub. A temática das migrações a acompanha desde antes de ingressar na universidade e começar a pesquisar efetivamente sobre o tema. Isabella acredita que pequenas ações são capazes de mudar o mundo, tornando-o mais igualitário, democrático e hospitaleiro. Possui como propósito a transformação da realidade e acredita que uma das formas de alcançar este fim se dá por meio de políticas públicas e pela (des)construção constante dos diálogos teórico-práticos. Por isso, ao longo dos anos vem se dedicando à pesquisa sobre políticas públicas e migrações, com o objetivo de transformar a realidade e proporcionar espaços mais participativos, inclusivos, democráticos e transversais, capazes de mudarem o mundo.

 

Doutoranda em Políticas Públicas pela UFPR. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Pesquisadora no Núcleo de Estudos em Sistemas Internacionais de Direitos Humanos  (NESIDH). 

Organizadora e autora das obras: 

"Comentários à Lei 13.445/2017: Lei de Migração" - Orgs.: Tatyana Scheila Friedrich; Taís Vella Cruz e Isabella Louise Traub Soares de Souza

"Dicionário Interamericano de Direitos Humanos - vol. 1" - Coord.: Melina Girardi Fachin e Heloísa Fernandes Câmara

 

Dissertação de Mestrado: "Política Pública Migratória: processos de interiorização, hospitalidade, integração, participação e democracia". Orientação: Tatyana Scheila Friedrich

 

Monografia relacionada às políticas públicas, tendo como título: "Comparação de suficiência/insuficiência de políticas públicas de acolhimento em Curitiba: o caso dos sírios" - Orientação: Heloisa Fernandes Câmara  

 

Convidada no Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Estado do Paraná (CERMA/PR), tendo coordenado o Grupo de Trabalho para elaboração e organização do II Plano Estadual 2022-2025.

 

Ao longo dos anos atuou junto ao Grupo de Trabalho de Migração, Apatridia e Refúgio da Defensoria Pública da União, sob coordenação do Defensor Público Federal João Chaves. Atuou no Centro de Apoio de Direitos Humanos do Ministério Público do Estado do Paraná, na efetivação de direitos e políticas públicas para migrantes, refugiados e apátridas. 

Para mais informações, acesse: Lattes | LinkedIn

WhatsApp Image 2017-11-15 at 21.49.36.jp

O IPPMig é um negócio de impacto social que visa a construção de políticas públicas e a integração de pessoas migrantes por meio da educação e de ações para advocacy.

bottom of page