top of page

ATUAÇÃO

O Instituto de Políticas Públicas Migratórias atua em seis frentes, sendo: (i) políticas públicas; (ii) articulação em rede; (iii) diálogos teórico-práticos; (iv) cursos e capacitações; (v) advocacy; e (vi) projetos. Cada uma das frentes de atuação visa aspectos específicos, mas que se relacionam direta e indiretamente, seja pelo desenvolvimento de políticas públicas, articulação para o levantamento e mapeamento de dados, capacitação daqueles que trabalham ou se interessam pelo tema, desenvolvimento de projetos voltados à garantia de participação e integração de migrantes na sociedade, dentre outros. Desta forma, o IPPMI se propõe a contribuir na transformação da realidade existente para migrantes no país, inserindo essas pessoas nos espaços que lhes competem e garantindo um espaço democrático, plural, participativo e hospitaleiro.  

 

FRENTES DE ATUAÇÃO

 

  • (i) Políticas Públicas: ações voltadas ao levantamento e mapeamento de dados, acompanhamento, desenvolvimento e acesso às políticas públicas para migrantes para o acesso dos sujeitos aos espaços da cidade e às áreas da saúde, assistência, psicologia, trabalho, moradia, abrigamento, política, entre outros.

  • (ii) Articulação em rede: criação de uma rede de apoio voltada a temática das migrações, contando com capacitações e compartilhamento de boas práticas; acompanhamento, monitoramento, participação e articulação para criação de grupos de trabalho, comitês e conselhos em nível estadual e municipal.

  • (iii) Diálogos teórico-práticos: compilação de materiais, normativas e decisões relacionadas à temática migratória, desenvolvimento de artigos, informes, blog e podcast, com o fim de dialogar, debater e pensar em ações de atuação.

  • (iv) Cursos e capacitações: cursos, capacitações e eventos voltados aos servidores públicos e agentes que atuam direta e indiretamente com migrantes, organizações da sociedade civil, instituições, entidades, pesquisadores, interessados, migrantes e refugiados, com o fim de auxiliar em atendimentos, divulgar informações e proporcionar conhecimento.

  • (v) Advocacy: ações voltadas à atuação perante as cortes internacionais de direitos humanos e na formulação de políticas públicas em âmbito interno.

  • (vi) Projetos: ações relacionadas à temática migratória que proporcionem a melhoria dos serviços existentes, diálogo, boas práticas, realização de exposições e mostras culturais, artísticas e gastronômicas, dentre outros.

 

bottom of page